O Transtorno de Estresse pós-Traumático (TEPT) é um termo usado para caracterizar o distúrbio de ansiedade relacionado a uma situação traumática.
A pessoa que desenvolve este quadro foi vítima de um evento traumático (assalto, acidente, sequestro, abuso sexual, terrorismo, tortura, catástrofe, entre outros) ou “testemunhou o ocorrido”.
A reação à situação traumática é subjetiva, ou seja, cada pessoa reage de forma muito pessoal (o que é traumatizante para mim, pode não ser para você). Algumas pessoas podem passar por situações traumáticas, mas conseguir superar o trauma sem desencadear sintomas.
O Transtorno de Estresse pós-traumático é reviver involuntariamente através de sensações físicas (sudorese, taquicardia, tontura, mal estar, distúrbios de sono, irritabilidade), sintomas emocionais e psíquicos (pensamentos, imagens invasivas, pesadelos) “aquele momento” do trauma. É comum também que a pessoa passe a evitar lugares ou situações que relembrem o ocorrido.
Após passar o “susto” é esperado que haja um período em que os sintomas ocorram, mas se persistirem por muito tempo, prejudicando as funções sociais (trabalho, estudo, relacionamentos, lazer), ou causar dor emocional intensa, procure o auxílio de um profissional especializado (terapeuta floral, aromaterapeuta, psicólogo, entre outros profissionais da área de saúde).
O trauma pode ser comparado a uma ferida, que reluta em cicatrizar. A “casquinha” é tirada, quando o trauma é revivido através de lembranças. Neste caso óleos essenciais e florais “cicatrizantes” ajudarão a fechar essa ferida. Abaixo, algumas sugestões:
Aromaterapia: Mirra (Commiphora myhrra), Olíbano (Boswellia carterii), Sândalo (Santalum album), Rosa (Rosa damascena, centifolia), Junípero (Juniperus communis), Lavanda (Lavandula officinalis), Bergamota (Citrus aurantium ssp. bergamia), Laranja Doce (Citrus aurantium var. dulcis) , Ylang-ylang (Cananga odorata), Néroli (Citrus aurantium)
Florais Joel Aleixo: Floral Composto Proteção, Regeneração, Creme Limpeza & Proteção
Florais de Bach: Rescue Remedy (emergencial), Star of Bethlehem (trauma), Rock Rose (pânico), White Chestnut (pensamentos obssessivos).
foto: ilker/sxc.hu
Gostaria de saber quais são os óleos essenciais recomendados da memória e concentração e para dermatite atopica.
Olá Edilaini,
Para memória e concentração, você pode usar no aromatizador de ambientes os óleos essenciais de Alecrim, Limão, Manjericão, Hortelã-pimenta.
Quanto à dermatite atópica, é melhor que consulte uma aromaterapeuta para que faça um creme para uso local. Já utilizei os óleos essenciais de Pau Rosa, Camomila e Bergamota, para este quadro, mas associei os florais também.
beijo
Sílvia
Oi, Silvia
Como é feito o aromatizador de ambiente de varetas utilizando os óleos essenciais para memória e concentração, insônia e calmante.
Oi Claudia,
Esqueci de responder ao seu outro comentário, mas não tenho cursos online. Tenho a apostila de Sprays de Ambiente que posso enviar-lhe pelo correio e esclarecer as dúvidas por e-mail.
Em relação à sua dúvida sobre o aromatizador de ambiente, é necessário ter objetivos coerentes para realizar um produto aromaterápico, os óleos essenciais que trabalham questões como memória e concentração, normalmente são energizantes. Para a insônia e calmante é necessário a utilização de óleos essenciais com propriedades relaxantes. Você quer a recomendação de óleos essencias? Digite no campo “pesquise aqui”do blog “palavras-chave” como: insônia, concentração, calmante, que você encontrará algumas dicas.
beijo
Sílvia
Olá, Silvia,
Gostaria de saber se posso pedir para a farmácia manipular a Star of Bethlehem, a Rock Rose e a White Chestnut no mesmo vidrinho. Obrigada! Abraços
Oi Mariana,
Pode sim!
De nada.
Abs
Sílvia
Parabéns pelo seu blog! Obrigada!
Olá Sheila,
Obrigada! Seu comentário me deixa muito feliz! 😀
beijo
Sílvia