Transtorno de Estresse pós-traumático

forbidden_ilker

O Transtorno de Estresse pós-Traumático (TEPT) é um termo usado para caracterizar o distúrbio de ansiedade relacionado a uma situação traumática.

A pessoa que desenvolve este quadro foi vítima de um evento traumático (assalto, acidente, sequestro, abuso sexual, terrorismo, tortura, catástrofe, entre outros) ou “testemunhou o ocorrido”.

A reação à situação traumática é subjetiva, ou seja, cada pessoa reage de forma muito pessoal (o que é traumatizante para mim, pode não ser para você). Algumas pessoas podem passar por situações traumáticas, mas conseguir superar o trauma sem desencadear sintomas.

O Transtorno de Estresse pós-traumático é reviver involuntariamente através de sensações físicas (sudorese, taquicardia, tontura, mal estar, distúrbios de sono, irritabilidade), sintomas emocionais e psíquicos (pensamentos, imagens invasivas, pesadelos) “aquele momento” do trauma. É comum também que a pessoa passe a evitar lugares ou situações que relembrem o ocorrido.

Após passar o “susto” é esperado que haja um período em que os sintomas ocorram, mas se persistirem por muito tempo, prejudicando as funções sociais (trabalho, estudo, relacionamentos, lazer), ou causar dor emocional intensa, procure o auxílio de um profissional especializado (terapeuta floral, aromaterapeuta, psicólogo, entre outros profissionais da área de saúde).

O trauma pode ser comparado a uma ferida, que reluta em cicatrizar. A “casquinha” é tirada, quando o trauma é revivido através de lembranças. Neste caso óleos essenciais e florais “cicatrizantes” ajudarão a fechar essa ferida. Abaixo, algumas sugestões:

AromaterapiaMirra (Commiphora myhrra), Olíbano (Boswellia carterii), Sândalo (Santalum album), Rosa (Rosa damascena, centifolia), Junípero (Juniperus communis),  Lavanda (Lavandula officinalis), Bergamota (Citrus aurantium ssp. bergamia), Laranja Doce (Citrus aurantium var. dulcis) , Ylang-ylang (Cananga odorata), Néroli (Citrus aurantium)
Florais Joel Aleixo: Floral Composto Proteção, Regeneração, Creme Limpeza & Proteção
Florais de Bach: Rescue Remedy (emergencial), Star of Bethlehem (trauma), Rock Rose (pânico), White Chestnut (pensamentos obssessivos).

foto: ilker/sxc.hu