Floral de Bach: Oak

” A vida é uma luta constante, e a pessoa do tipo Oak tem todos os atributos do vencedor: forças inatas de resistência, resistência quase sobre humana, tremenda força de vontade, coragem, devoção do dever, esperança inquebrantável e altos ideais.” Mechthild Scheffer em Terapia Floral do Dr. Bach

O Floral de Bach Oak (carvalho), foi a 14a. essência floral encontrada pelo Dr. Bach,em Cromer, na primavera em 1933.

Este floral pertence ao grupo do desespero, é recomendado para pessoas excessivamente inflexíveis,  não demonstram seus sentimentos, apresentam grande senso de responsabilidade, e não desistem de lutar, não importa o que aconteça. A criatividade, o prazer e a alegria são empobrecidas pela rigidez.

A pessoa “tipo Oak” ajuda a todos e não mede esforços para isso, sacrifica a própria saúde e até a própria vida, aquela pessoa conhecida popularmente como “pau para toda obra”, o que “carrega o mundo nas costas” ou o workholic.

Uma das características marcantes é a busca da perfeição, e a necessidade de que as outras pessoas o vejam assim, podendo tornar-se metódico, “orgulhoso”, mas na maioria das vezes com motivos nobres.

A sintonia positiva do floral vem através das qualidades de flexibilidade (saber a hora de parar, respeitar os próprios limites para que não se exceda e adoeça) , do despertar da energia e força interior, abrindo outras possibilidades, para usá-la com sabedoria.

Na floresta a árvore do Carvalho (Oak) funciona como o pára-raios, ele é o primeiro a ser atingido pelos raios, o mesmo acontece com o indivíduo que está no estado Oak negativo, ele se torna o “pára-raios” do ambiente. após a tempestade, se não for fulminado pelo raio, o carvalho,  sairá fortalecido, para oa pessoa “tipo Oak”, é necessário o aprendizado.

O Floral Oak desperta a força para perseverar e a abertura para um novo momento. Para algumas pessoas tipo Oak, que carregam estas característica há muito tempo, o floral pode ser tomado por anos.

As pessoas que padecem deste estado negativo aparentam força, mesmo sob estresse ou tensão, apresentam tensão muscular, deformação nas articulações (artrite, artrose), dificuldade de expressar afeto, pode desenvolver várias doenças psicossomáticas decorrentes do estresse  (problemas cardíacos, digestivos, visuais, AVC, entre outros).

Foto: Andreas Krappweis/sxc.hu