Alquimia e alimentação

Produtos Joel Aleixo foto por Julia Kalvon

“Tomar café como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo.”
ditado popular

No curso de Florais Joel Aleixo, estudamos os ensinamentos do Alquimista Paracelso (1493-1541) sobre os estados e a dieta da Pletora.

Nesta dieta  pode-se comer de tudo, mas nos horários corretos, para se manter a saúde.

Pela manhã, entre 6 e 8 horas, o corpo necessita de muita energia para a ação, o “metabolismo” é alto, com a queima de energia no nível  máximo, então no café da manhã tudo é permitido pois será mais facilmente  digerido. De acordo com os ensinamentos Alquímicos, seria permitido até 4.000 calorias (até 49 anos, após isso deve-se consumir a metade das calorias).

Ao meio dia, o metabolismo se reduz à metade do café da manhã, então a refeição deve ser mais restrita e tomando o cuidado para não misturar alguns alimentos: doce e salgado, quente e frio, ovo, banana, pepino, manga, melancia, pimentão, também são considerados alimentos de difícil digestão. Recomenda-se o consumo de 2.000 calorias.

Às 18 horas  o metabolismo é mais baixo,  o corpo não necessita mais de tanta energia, pois deve se prepara para o sono reparador e tranquilo, e não trabalhar arduamente na digestão de alimentos pesados. Os alimentos devem ter a consistência líquida, sopa, vitamina, iogurte, suco, não ultrapassando 500 calorias.

A superalimentação à noite, com o tempo, ocasiona  muitos problemas de saúde,  como hipertensão, diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares e até alguns quadros de pânico.

Nesta dieta é proibido jantar!

Esta dieta é excelente para a perda de peso, melhora a qualidade do sono e da saúde. O ritmo corporal passa a ser mais condizente com a natureza.

Observe que estes ensinamentos são da Idade Média, onde o gasto energético era maior que o dos dias de hoje e também a alimentação era mais “natural”, sem alimentos industrializados, com corantes e conservantes. Procure consumir alimentos de qualidade e exercite-se.

Florais Joel Aleixo que auxiliam na perda de peso: o Floral Composto Redução (auxilia na perda de peso e respeito ao corpo), Floral Composto Inquietação (ansiedade, necessidade de comer doces), Floral Composto Realização (para quem precisa de mais disciplina). O creme corporal Redução também é excelente (use-o diariamente)!

Foto: Júlia Kalvon