Patchouli

patchouli by thymeafterthyme.com

O óleo essencial de Patchouli (Pogostemon patchouli) é da (grande) família das Labiadas, assim como a Lavanda, o Alecrim, a Hortelã, o Manjericão, a Manjerona… mas ele é a mais tropical, adora muita chuva e calor. Nativo da Malásia, cultivado também no sudeste da Ásia (Índia, Birmania, Sumatra, Java), e por incrível que pareça: no Paraguai que tem clima subtropical.

O Patchouli é um arbusto de aproximadamente 1 metro de altura, com folhas grandes ovaladas e macias com caule ereto, com flores brancas. Usa-se as folhas na destilação, mas antes são secas e fermentadas. a cor do óleo essencial é marrom dourado, com um aroma muito forte, quente, penetrante, amadeirado, do tipo “ame ou odeie” (isso é “normal” com os óleos de aroma intenso).

Vejo também como consequência de ter sido muito usado nos anos 60, e que possivelmente saturou muita gente que teve contato com este aroma (nos cursos vejo muita gente falando que não gosta porque a mãe usava muito! Pois é, um “bom” exemplo de memória olfativa). Também por possuir forte característica de fixador, pela persistência do aroma, muito usado pela indústria de perfumes.

Usado há muito tempo pela medicina Oriental indicado, na época, como antídoto para picada de insetos e cobras, muito usado pelas propriedades estimulantes, tônicas, estomáquicas, febrífugas e por ser antiséptico era usado no controle de epidemias.

Ótimo para ser usado na pele: bom para oleosas, acneicas, rachadas, seborreica, com propriedade regeneradora de tecidos, antiinflamatório, fungincida, rejuvenescedor.

Nos estados emocionais auxilia nos casos de depressão, estresse, ansiedade, cansaço e por ser afrodisíaco. Ideal para quem busca flexibilidade e renovação de atitudes, pensamentos ou comportamentos. Contribui para a expansão da criatividade, provavelmente por ajudar a libertar os pensamentos de aborrecimentos e excesso de atividade mental. Mas cuidado: não abuse do patchuli à noite.

Jennine Stromkins ressalta a ação tônica do Patchouli sobre o fígado, ajudando a eliminar toxinas e a gordura. Afirma também auxiliar no combate a celulite e a diminuir o apetite.

Costumo recomendar patchouli para quem inicia dieta,  por ajudar a romper com antigos padrões.

É também inseticida e repelente de insetos.

Preço: em média R$30,00 por 10 ml ($$).

Foto: thymeafterthyme.com