Floral de Bach: Vine

  

O floral de Bach Vine (Vitis vinifera) é indicado para as pessoas dominadoras, insensíveis, tirânicas, ambição se limite, sem respeito pela individualidade alheia.

No aspecto positivo expressa a liderança saudável, força de vontade e a capacidade de sustentar convicções e firmeza diante das crises.

Provavelmente você está indentificando este “tipo Vine” com seu chefe ou com alguém que conhece e está em um cargo de liderança. É “comum” (não saudável!) e começa com o “Vine positivo” pela boa característica de liderança é promovido para um cargo de chefia, mas a liderança positiva se torna tirania, há uma identificação grande e negativa com o poder, a pessoa perde o discernimento, e se transforma no “Vine negativo”.

Vários tiranos da história são exemplos de Vine (negativo), assim como líderes que conseguiram transformar e evoluir sociedades em crise são exemplos de Vine (positivo). As pessoas com características Vine tem muita força interior, e podem usá-la para a satisfação egoísta,do orgulho e da vaidade, ou como uma força interna, usando a sabedoria para guiar as pessoas ao encontro do próprio caminho.

Este floral, assim como o Olive, não é nativo da Inglaterra e foi pedido pelo Dr.Bach que fosse trazido por amigos da Itália, em 1933. É extraído da videira pelo método solar, usa-se os cachos floridos e com brotos.

Por incrível que pareça recomendo este floral mais para crianças do que para adultos, simplesmente porque é mais difícil uma pessoa tipo “Vine” vir pedir ajuda (já que adultos assim, existem muitos por aí) mas dificilmente aceitam que este tipo de personalidade lhes causa sofrimento!

No aspecto positivo a criança também é líder da turma, mas quando a liderança vai além do limite saudável torna-se controladora e pode ter comportamento cruel com amigos, consigo mesmo ou com animais. Por vezes são egoístas, frias, apresentando doenças ou sintomas que manipulam toda a família. 

No estado negativo pode desenvolver problemas de saúde relacionados à perda de sensibilidade nos sentidos (surdez, cegueira, por exemplo), alergia respiratória, problemas dermatológicos (vitiligo, psoríase, dermatites), distúrbios no aparelho digestivos (colite, gastrite), diabete, alcoolismo, uso de drogas, doenças cardiovasculares,distúrbios alimentares (anorexia, obesidade), problemas ginecológicos (na mulher) e de próstata (no homem), deformidades ósseas (artrite, artrose).

Emocionalmente são frios, insensíveis, mentalmente podem sofrer de rigidez e visão parcial da realidade. 

Vine é um floral com grande poder transformador, ligado ao elemento fogo, que mobiliza a vida e a vontade interior.

Foto: Magda Prokopowicz/sxc.hu