Este post é dedicado a Helania, leitora do blog que enviou algumas perguntas a respeito de pele oleosa e acneica, e também, deseja informações sobre óleos carreadores com funções regeneradoras e antienvelhecimento, que responderei posteriormente. Neste post, escreverei sobre a pele oleosa e acneica, se houver dúvidas é só escrever.
Aqui estão dicas de aromaterapia que podem ser usadas no dia a dia:
- limpeza profunda para evitar o acúmulo de oleosidade.
- uso de tônicos adstringentes podem ajudar, que contenham extrato de hamamélis (ou capim limão, confrei), ou ainda, hidrolato de lavanda.
Os óleos essenciais recomendados para peles acneicas e oleosas:
- Bergamota (Citrus bergamia): propriedade antiséptica e antidepressiva,
- Lavanda (Lavandula officinalis) : antiséptica, reguladora, regeneradora celular,
- Gerânio (Pelargonium graveolens): equilibra a oleosidade. Use-o em pouca quantidade pois pode ser rubefacieante (causar vermelhidão no local),
- Alecrim (Rosamarinus officinalis), Gerânio, Cipreste (Cupressus sempervirens) e Junípero (Juniperus communis): podem ser usados em massagens corporais para auxiliar na eliminação de toxinas.
Quando a pele estiver muito inflamada opte pelos óleos essenciais de Limão (Citrus limonum) e Tea tree (Melaleuca alternifolia).
Após diminuir a inflamação pode-se usar produtos com óleo vegetal de Germe de trigo para ajudar na cicatrização acrescentando os óleos essenciais de Mirra (Cammiphora myrrha ), Olíbano (Boswellia carterii), Rosa (Rosa damascena ou centifolia), Palmarosa (Cymbopogon martini), Lavanda, Pau rosa (Aniba rosaeodora) e Neroli (Citrus aurantium ou bigaradia ), que além de propriedades citofiláticas (regenerador celular) é útil também para peles envelhecidas.
A dieta alimentar é fundamental no tratamento de pele acneica, faça uma dieta saudável com frutas, verduras e legumes; evite laticínios, alimentos gordurosos (chocolate, frituras,carnes gordurosas), frutos do mar e alimentos picantes. Beba mais de 2 litros de água por dia.
Algumas pessoas sofrem interferência direta do estresse no estado da pele, então procure praticar exercícios físicos ou yoga, dormir adequadamente, ou procure também o uso de florais e acupuntura.
A melhor forma de uso dos óleos essenciais no início do tratamento é através de compressas frias, creme elaborado com base “oil free” ou gel neutro e máscaras faciais.
Algumas receitas:
Máscara Facial de argila
- 1 colher de sopa (bem cheia) de argila medicinal
- 2 colheres de sopa de chá (forte) de camomila (acrescente lentamente à argila até ficar com consistência cremosa)
- 2 gotas de óleo essencial de Tea tree (Melaleuca alternifolia)
- 2 gotas de óleo essencial de Bergamota (Citrus bergamia)
- 2 gotas de óleo essencial de Lavanda (Lavandula officinalis ou angustifolia)
- 5 gotas de extrato de própolis
Misture tudo, aplique no rosto limpo, evitando a região dos olhos e deixe agir por 15 minutos ou até secar completamente.
Poderá ocorrer vermilhidão após a aplicação do produto que normalmente desparece após 30 minutos.
Tônico
- 80 ml de hidrolato de Rosas (ou “água de rosas”)
- 20 ml de vinagre de cidra ou vodka
- 30 gotas de óleo essencial de Lavanda (Lavandula officinalis ou angustifolia)
- 10 gotas de óleo essencial de Pau rosa (Aniba rosaeodora)
Gel facial para pele acneica e oleosa
- 30 grs de base gel
- 3 cápsulas de vitamina E
- 3 ml de óleo vegetal de germe de trigo
- 7 gotas óleo essencial de Lavanda
- 2 gotas de óleo essencial de Tea tree
- 4 gotas de óleo essencial de Limão
Misturar bem, aplicar somente à noite, pois o óleo essencial de limão e fototóxico e poderá manchar a pele quando exposto à luz solar. Lavar o rosto pela manhã.
OBSERVAÇÕES:
TODAS as receitas devem ser colocadas em frasco escuro de vidro, manter ao abrigo da luz e do calor.
A máscara de argila deve ser elaborada para uso imediato.
As dicas aqui colocadas não dispensam a consulta ao dermatologista.
Imagem: sxc.hu
MInha querida
Muito obrigada por ter tido essa atenção comigo
Desculpe-me por ter demorado a escrever,mas tive eventualidades
Obrigada pela atenção novamene
Att
Helania
Olá Helania,
Agradeço os seus comentários, e espero ter ajudado… adoro comentários e perguntas, sinal que estão se interessando pelas informações, né?
Você pode guardar os óleos carreadores (algumas pessoas dizem que até os óleos essenciais) na geladeira. Outro segredinho é sempre que usar o carreador, limpar a boca do frasco com álcool para não ficar resíduos.
Eu não gosto de guardar os óleos essenciais na geladeira, pois fica mas difícil das gotinhas “saírem”do frasco, mas se quer aumentar a durabilidade faça isso e tire antes de usar da geladeira.
Beijo
Sílvia
AH Uma perguntinha
deixe os meu oleos carregadores na geladeira,você fala que ele deve ficar na e no calor,por ter estado lá perdeu a reação?
Olá Silvia!!!
Passei a ter muito interesse no tratamento feito com Óleos Essencias depois de tratar meu couro cabeludo(oleoso/caspa) com gotas de Alecrim no Shampoo. Parei de gastar dinheiro com produtos cosméticos que prometiam a solução do problema….
Agora gostaria de seguir este protocolo para tratar a minha pele que é oleosa,possui poros dilatados, frequentemente apresenta acne e pontos pretos no nariz e queixo.
A primeira receita que eu segui foi a máscara de argila. Não consegui o óleo de Bergamota e substitui por uma gota de limão.A sensação foi muito refrescante,eu estava com a pele com algumas descamações,fiquei impressionada após retirar a máscara…A pele ficou luminosa e hidratada.
Por favor,me corrija se eu estiver errada,tem alguma sugestão em substituição ao óleo de Bergamota?
O Tônico,estou tendo dificuldades de encontrar o Hidrolato.Moro no RJ e não achei em nenhum lugar..
O Gel base fiz o pedido pela internet,vou testar.
Silvia vc tem alguma receita de uma loção,ou spray para eu usar durante o dia,pelo menos umas 3 vezes,para controlar a oleosidade e ao mesmo tempo tratar a pele?
Desde já, eu agradeço a atenção que você tem dado a todos os leitores e queria muito Parabenizar pela iniciativa de dividir seus conhecimentos com todos.
Bjs
Olá Márcia,
Que bom que você gostou do resultado da máscara de argila! Se você não tem bergamota, pode substituir por 2 gotas de óleo essencial de limão, petitgrain, cedro ou sândalo (o gerânio também é uma excelente opção mas por ser rubifaciente, algumas pessoas ficam com o rosto vermelho após a aplicação).
Não sabia sobre a dificuldade de encontrar o hidrolato no RJ, aqui em São Paulo é comum encontrar nas farmácias homeopáticas.
Quanto ao produto para passar 3 vezes ao dia: os dermatologistas não recomenda que o rosto seja lavado muitas vezes ao dia, pois aumenta a produção de oleosidade. Mas aconselho a você a conversar com um dermatologista a este respeito.
Obrigada,
Beijo
Sílvia
Que site maravilhoso! Adorei!
Olá Claudia,
Obrigada pelo comentário! Fico feliz 😀
Beijo
Sílvia
Minha querida Silvia
Tudo bem ?
Minha querida Silvia fui perguntada na farmacia qual o tipo de propolis desejaria ,pois existem dois tipos.Na sua receita àcima,com argila.Tem alguma diferenca ,voce poderia me ajudar nessa duvida.
Atenciosmente
helania
Olá Helania,
Acredito que a diferença seja em relação a diluição: no álcool ou sem álcool. Se for essa pode optar por ser sem álcool, mas isso não interfere muito na receita.
beijo
Sílvia
Bom dia.
Posso misturar óleo essencial de limão com vinagre de maçã diluído em água para passar na pele e quais óleos essenciais eu posso misturar com vinagre para na pele
Desde de já grata
Obs: adorei o artigo
Olá Raquel,
Os óleos essenciais são bem diluídos nos Óleos Vegetais ou em substâncias gordurosas (leite, manteigas vegetais, bases neutras de creme e gel); já vi algumas receitas com vinagre de maçã e óleo essencial, mas o cuidado a ser tomado é que talvez ele não fique bem diluído, portanto agite bem a mistura.
Super obrigada 🙂
beijo
ola…gostei muito das dicas…gostaria de saber se a mascara de argila pode ser utilizada apos limpeza de pele com extraçao..?
Ola Luana!
Pedi ajuda para quem entende! A resposta veio da Esteticista e Aromaterapeuta Fran Machado, do blog aromasvitais.blogspot.com.br
“Eu sempre uso argila branca após a extração, pq ajuda a tirar o vermelhinho da pele…mas faço só com a argila, sem os óleos essenciais, porque como a pele já foi esfoliada e “espremida”, se usar óleo essencial, arde.”
beijo
Sílvia
Bom dia, estou encantada com esse espaço.
Muitíssimo obrigada, Gorete!
Você é muito getil 🙂
beijo
Sílvia
Bom dia. Gostei muito dessas dicas. Sou micropigmentadora e estou muito interessada em usar óleos essenciais na preparação da pele (xampu ou sabonete), durante o procedimento (tônico ou loção de limpeza) e também nos cuidados pós procedimento (gel ou pomada), no intuito de reduzir a expansão do pigmento devido a oleosidade da pele de algumas clientes. Encontrei uma linha que trabalha com extratos e óleos essenciais, porém a muito alto custo. Desde então venho pesquisando, estudando sobre os assunto, pode me ajudar? Obrigada.
Olá Adriane,
A AROMAFLORA aqui em São Paulo tem oficinas sobre esses temas que te interessam, veja na página: AROMAFLORA – CURSOS
de nada!
beijão
Sílvia