Cólica Menstrual

Muitas mulheres sofrem com as dores abdominais no início da menstruação.  Alimentação equilibrada, com alimentos ricos em cálcio, magnésio, vitamina B6 e exercícios físicos auxiliam no combate à estas dores. Tanto a aromaterapia como os florais também contribuem para diminuir esse sofrimento.

Na aromaterapia temos os óleos essenciais de Manjerona (Origanum majorana), Lavanda (Lavandula officinalis) e Camomila (Anthemis nobilis ou Matricaria Chamomilla), que possuem propriedades analgésicas e antiespasmódicas. Dilua 5 a 6 gotas de óleo essencial escolhido em uma colher de sopa de óleo vegetal à sua escolha ou em um creme neutro (sem perfume) massageie o abdomem e a parte inferior das costas. Outra alternativa é diluir os óleos essenciais em água “quente” (temperatura suportável), use uma toalha para fazer compressas, mantendo a região abdominal aquecida. Prefiro o óleo essencial de Camomila, mas muitos autores elegem o de Manjerona como o melhor!

Os Florais de Bach podem auxiliar com o Holly e o Rescue Remedy,  faça um frasco de tratamento e tome 4 gotas  a cada 15 minutos até que as dores diminuam.

Dos Florais Joel Aleixo há o floral composto Profeminum que contribui no equilíbrio hormonal, ativando as forças femininas, diminuindo a TPM, sintomas da menopausa e desconfortos menstruais.

É muito importante consultar o ginecologista com frequência e conversar com ele sobre os sintomas desagradáveis que acompanham o ciclo menstrual.

foto: Fred Fokkelman/sxc.hu