Cherry Plum: descontrole

Cherry Plum (Prunus cerasífera), foi o 20 o. floral descoberto pelo Dr. Edward Bach, em março de 1935 , em Sotwell, as flores são usadas para o preparado através do método de fervura. É uma das cinco flores que compõe o floral emergencial Rescue Remedy.

É um arbusto pequeno (família rosaceae, chegando a 4 metros) que na primavera se enche de flores brancas (5 pétalas), parece uma árvore de flocos de neve, transmite paz e tranquilidade.

Este floral pertende ao grupo do Medo, para quando vivemos situações de conflitos, o tormento é tão grande que o medo refere-se a uma força interna, e não de algo exterior, o medo é da sensação de perder o controle. A energia vibracional deste floral traz a clareza diante dos sentimentos conflituosos, diminui a tensão, harmonizando-os.

No Repertório das Essências Florais (Ed. Triom) Patrícia Kaminski e Richard Katz colocam que esta essência floral “ajuda o indivíduo a se religar com o Eu Superior e a se entregar – “colocar-se nas mão de Deus”. A partir do momento em que o Eu readquire sua confiança num Poder Superior, a mente pode se estabilizar e o indivíduo sente que é novamente capaz de lidar com os desafios da vida. A essência floral Cherry Plum traz força e encorajamento, ajudando a alma a superar a tensão e o medo extremos”.

 No estado negativo podem ocorrer pensamentos de suicídio e destrutividade estão latentes, a tensão é evidente. A “sombra” necessita vir a tona, a consciência da polaridade das forças conflituosas precisam ser encaradas abertamente, dessa forma o “lado escuro” é exposto diminuindo o poder de destruição, popularmente não adianta “esconder a sujeira embaixo do tapete”. O medo pode estar expresso conscientemente também: medo de “perder a cabeça”, de sofrer um colapso, crises de choro, atitudes explosivas. Se estas situações provocarem o pânico, busque também o auxílio do floral Rock Rose.

Para as crianças auxilia na fase das birras e no caso de enurese noturna. Aos adultos auxilia no controle de comportamentos compulsivos (vícios como fumar, comer, roer unhas, tiques, alcoolismo), e também, em distúrbios alimentares como anorexia, bulimia e compulsão.  

Nos conflitos emocionais use o Cherry Plum para clarear o sentimento em relação ao outro. O floral Scleranthus ajuda a decidir entre duas opções, mas antes é bom ter elucidado o sentimento em relação à dúvida.

Se o medo de perder o controle surgir após uma vivência traumática, acrescente o floral Star of Bethlehem.

Lembre-se que o uso de florais NÃO dipensam o tratamento médico, e consulte sempre um profissional, de confiança e especializado.

Fotos: sxc.hu/Lea Csontos(ao lado)/Naoko Ishikawa (acima)