Banho aromaterápico

O banho de banheira é um momento de relaxamento e prazer. Os antigos egípcios desfrutavam dos benefícios do banho de imersão e levaram este hábito à gregos e romanos, prática muito comum nos séculos XVIII e XIX. Os orientais, principalmente japoneses sempre cultuaram este hábito.

Atualmente a hidroterapia ganhou “status” com a expansão dos Spas urbanos, mas é fácil de ser feita em casa.

Cuidar da temperatura da água, das ervas medicinais e e dos óleos essenciais é um meio simples para tornar seu banho mais terapêutico.

Sortudos, exigentes ou sábios (como minha irmã Andréia, que sempre escolhe morar em apartamento com banheira), podem desfrutar dos efeitos terapêuticos do banho aromaterápico. Lembre-se de prepará-lo na hora, pois os óleos essenciais evaporam facilmente:

  • Encha a banheira com água morna (até 36 o.C)*
  • Dilua 6 a 8 gotas de óleos essenciais em meia xícara de leite, óleo vegetal (ficará mais hidratante) ou vodka (não vá beber! Vodka não combina com banho, tome um chá que será mais saudável!),
  • Acrescente os óleos essenciais diluídos na banheira, agite um pouco,
  • Incremente seu banho: deixe um bom livro ou revista ao lado da banheira, uma xícara de chá quentinho, uns biscoitinhos, uma toalha de rosto enrolada para apoiar a cabeça…
  • Pronto! É só relaxar 😉
  • Tempo recomendável para imersão: 15 minutos à 1 hora.

Ficou com vontade? Não tem banheira? Pegue a maior bacia que você tem, siga a receita e prepare um escalda-pés!

Não tem óleo essencial em casa? Escolha ervas (ou use os saquinhos de chá): camomila, erva doce, melissa, erva cidreira, são algumas opções.

* Se quiser um banho mais relaxante, nos casos de estresse e insônia, faça o banho no final do dia, com água quente (por volta de 38 o.C), mas diminua o tempo de imersão para, no máximo, 15 minutos. Recomendo os óleos essenciais de Lavanda, Bergamota, Laranja doce, Petitgrain, Vetiver. Se você está em tratamento médico ou possui alguma doença crônica, peça a opinião de seu médico.

Foto: David Rigotti/sxc.hu