Ano novo, vida nova?

Este post foi escrito para o site Minha Vida no início de janeiro deste ano.

O ano de 2010 inicia, um novo ciclo, para muitas pessoas ano novo é sinônimo de vida nova, mas qual é o seu comprometimento para que seja realmente um ano novo (diferente?) na sua vida?

Por si só, o tempo trará mudanças, mas qual é o aprendizado diante delas? Quais mudanças eu quero em minha vida?

Um bom caminho para começar a responder estas questões é fazer um “balanço”: como foi o ano de 2009? Quais são as insatisfações em minha vida? Quais foram as dificuldades?

Organize de uma forma bem clara: anote em um papel e divida em áreas (pessoal, família, profissional, relacionamento afetivo, espiritualidade, saúde). Analise e reflita. Assuma a sua responsabilidade sobre essas dificuldades.

Ano novo: pegue uma nova folha, coloque a mesma divisão das áreas acima e anote os propósitos para 2010.

Responda a questão: tendo em vista a experiência anterior, o que quero mudar?

Cuidado com as idealizações que poderão impedir que seus planos se concretizem! As pessoas que querem perder peso, por exemplo, colocam como meta perder 10 quilos, só conseguem ver o objetivo final e não conseguem se comprometer no dia-a-dia com o seu propósito. Em fevereiro, estão decepcionadas que não conseguiram e já colocam tudo a perder. Frustração e baixa auto-estima será o resultado de tudo isso. Por isso é importante a reflexão sobre o que levou à atual insatisfação. Comi demais? Preciso procurar uma nutricionista? Vida sedentária? Caminhada, academia, qual é a atividade física que me identifico e que conseguirei incluir na minha rotina?

Cuidado com os prazos! Seja realista e comemore cada passo dado em direção ao seu propósito. Mantenha-o sempre em vista. Não adianta fazer tudo isso e guardar na gaveta, toda mudança precisa de dedicação e perseverança. Sentir que está caminhando em direção aos seus objetivos trará mais confiança e segurança.

Cuidado também com o boicote! Permita-se mudar. Você pode ter um emprego melhor! Você pode ser mais magra? Pode comprar um apartamento? Fazer a viagem dos seus sonhos? Redirecionar sua vida profissional?

Permita-se, comprometa-se e feliz 2010!

Foto: ania2882’s/sxc.hu