Vetiver

zen_vetiver_thumb

Nome científico: Vetiveria zizanioides

Um dos meus aromas prediletos! Difícil traduzir seu aroma em palavras: terroso, fumarento, amadeirado, almiscarado, herbal, temperado, seco, bolorento (!?)… são algumas descrições encontradas para o óleo essencial de Vetiver, para mim o que melhor define é terroso, levemente enfumarado.

Nativo da Índia, lá é conhecido como planta da tranquilidade, é uma planta de clima tropical, produzido no Haiti, China, Tailândia, Sri Lanka, Indonésia e no Brasil. O óleo essencial é extraído da raiz, por destilação a vapor, é muito denso, com coloração marrom-escura. É uma gramínea, da mesma família botânica da citronela, palmarosa e capim-limão.

É cultivado para prevenir a erosão dos solos e para recuperá-los, pois possui raízes verticais que atingem a profundidade de até 6 metros. Resiste a alagamentos, queimadas, secas, pragas e a doenças.

Em Psicoaromaterapia é um óleo essencial que auxilia na estrutura, ajuda as pessoas sonhadoras a por os pés no chão, direciona, proporciona equilíbrio. Excelente para os estressados e (em pouca quantidade) para os insones.

Ajuda a diminuir a distância entre o espírito e a matéria, útil para os perfeccionistas que senpre buscam a situação ou desempenho ideal, se desgastando mentalmente, traz uma sensação de profunda tranquilidade.

O óleo essencial tem propriedades terapêuticas: antiséptico, tônico, emenagogo, antiespasmódico, sedativo, antiinflamatório, estimulante, recomendado para artrite, dor muscular, reumatismo, problemas menstruais, depressão. Estudos feitos na China, por Feng Chen, Xi Wang Yun-jin Kim, sobre as propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas indicaram que o óleo de vetiver pode ser o caminho para novas drogas contra cânceres específicos, já que inibiu o crescimento em até 89% de três tipos de células cancerosas testadas.

O rendimento aproximado é de 250 quilos de raízes para produzir 1 quilo de óleo essencial. O frasco do óleo essencial é comercializado em média por R$20,00 (5ml).

Pelo aroma marcante amadeirado é muito usado em perfumes masculinos, citarei dois (que adoro!) que tem são bem fiéis ao aroma de vetiver, são: Eau de Vetyver da L’Occitane (lançado em 2001, elaborado com alecrim, cipreste, bergamota, noz moscada) e o tradicional Vetiver da Guerlain (de 1959, acompanhado de aromas como laranja, bergamota, limão, mandarina, neroli, coentro, cedro, noz moscada, tonka, entre outros; relançado em 2000).