Lavanda

lavender
Nome cientifíco: Lavandula officinalis; Lavandula angustifolia; Lavandula vera

Originária da região do Mediterrâneo, o principal produtor é a França, mas também é cultivada na Itália e Inglaterra. A Lavanda de origem francesa, apresenta teor mais alto de acetato de linalila proporciona um aroma mais floral, frutado e doce. O óleo essencial que tem a tonalidade do amarelo ao verde escuro, é obtido pela destilação à vapor das flores da lavanda. O rendimento é em média 200 kg de flores para produzir 1 quilo de óleo essencial. Era muito usada nos balneários na Roma antiga.

O óleo essencial de Lavanda é um dos “coringas” da aromaterapia, devido a inúmeros componentes químicos que formam uma complexa estrutura deste óleo essencial. A propriedade mais importante é a reguladora, devolvendo o  equilíbrio ao corpo e a mente, nos trazendo sempre para o “eixo” .

Antidepressivo, bactericida, descongestionante, hipotensora, repelente de insetos, sedativa, analgésica, cicatrizante,cardiotônico,  antiséptica são algumas das propriedades deste óleo essencial. Tem ótima atuação sobre as dores de cabeça originadas pela tensão nervosa, e sobre insônia também (pingue 1 gota em um algodão e coloque dentro do travesseiro) .

Em relação as emoções abranda os conflitos, dando serenidade e clareza, auxiliando a aliviar tensões relacionadas a sentimentos de raiva, medo, irritação e mágoa. Indicada também para ansiedade e estresse.

O aroma suave também contribui para a fácil aceitação e uso deste óleo essencial. O preço é acessível, o frasco de 10 ml custa em média de R$25,00.

Como é um dos poucos óleos essenciais que podem ser usados puros sobre a pele, seu uso no dia a dia é prático, apenas uma gota sobre picadas de inseto, queimaduras, acnes, machucados auxiliará na recuperação. Use-o diluído em óleo vegetal de amêndoas doces (ou mesmo um bom óleo de oliva) para massagens nos casos de dores de cabeça, cólicas, tensão, dores musculares, insônia.

Este é um ótimo ítem para ser levado em viagens, principalmente para quem viaja com crianças.